Governo inicia concessão do canal de acesso ao Porto de Santos com previsão de R$ 6,45 bilhões em investimentos
24 de julho de 2025
O Ministério de Portos e Aeroportos deu início ao processo de concessão do canal de acesso ao Porto de Santos (SP), com previsão de investimentos da ordem de R$ 6,45 bilhões. A expectativa é a de que o leilão ocorra ainda em 2025, após a realização de consulta e audiência pública conduzidas pela Antaq.
A iniciativa visa viabilizar a dragagem e gestão do canal por um prazo de 25 anos, com impacto direto na eficiência logística do maior porto brasileiro. O Porto de Santos responde por cerca de 25% do comércio exterior do país e movimentou, em 2024, mais de 138 milhões de toneladas, com predominância de granéis sólidos como soja, açúcar e milho.
O projeto prevê a ampliação gradual do calado de 15 para 17 metros de profundidade, permitindo a atracação de navios de maior porte e o consequente aumento da capacidade de movimentação de cargas. Estima-se que cada centímetro adicional represente até 60 toneladas extras de carga por embarcação. A concessão deve seguir o mesmo modelo já aprovado para o canal do Porto de Paranaguá, também previsto para ser licitada este ano.
Além do canal de acesso, o Governo Federal prepara a licitação de outros ativos estratégicos, como o Tecon Santos 10 e o túnel Santos-Guarujá. A concessão do canal representa uma importante etapa na modernização da infraestrutura portuária nacional, em linha com as diretrizes de sustentabilidade e ganho de escala exigidas pela dinâmica global de comércio.
A iniciativa visa viabilizar a dragagem e gestão do canal por um prazo de 25 anos, com impacto direto na eficiência logística do maior porto brasileiro. O Porto de Santos responde por cerca de 25% do comércio exterior do país e movimentou, em 2024, mais de 138 milhões de toneladas, com predominância de granéis sólidos como soja, açúcar e milho.
O projeto prevê a ampliação gradual do calado de 15 para 17 metros de profundidade, permitindo a atracação de navios de maior porte e o consequente aumento da capacidade de movimentação de cargas. Estima-se que cada centímetro adicional represente até 60 toneladas extras de carga por embarcação. A concessão deve seguir o mesmo modelo já aprovado para o canal do Porto de Paranaguá, também previsto para ser licitada este ano.
Além do canal de acesso, o Governo Federal prepara a licitação de outros ativos estratégicos, como o Tecon Santos 10 e o túnel Santos-Guarujá. A concessão do canal representa uma importante etapa na modernização da infraestrutura portuária nacional, em linha com as diretrizes de sustentabilidade e ganho de escala exigidas pela dinâmica global de comércio.