Celebrado Acordo de Cooperação Técnica para Projetos Minerários pelo Ibama, ANM e ICMBio

25 de julho de 2024
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Agência Nacional de Mineração (ANM) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) em 1º de julho deste ano. O objetivo principal deste acordo é harmonizar os procedimentos de trabalho e permitir análises conjuntas em projetos de mineração, em conformidade com as normas legais e infralegais em vigor.
 
Desde 2023, técnicos das três instituições têm trabalhado na elaboração do ACT, visando melhorar os processos de concessão de direitos minerários e aprimorar as atividades de controle ambiental, fechamento de minas e recuperação de áreas degradadas.



O ACT inclui a análise de Planos de Fechamento de Minas (PFM) e Planos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), além de promover o compartilhamento de informações sobre licenciamentos, concessões, portarias de lavra e autorizações de pesquisa na área de mineração.
 
Além disso, o acordo estabelece um Plano de Trabalho para que as organizações desenvolvam procedimentos regulatórios conjuntos para minas paralisadas ou abandonadas. Também prevê o compartilhamento de dados e iniciativas de intercâmbio de conhecimentos e capacitação.
 
As atividades técnicas do ACT começarão em 2 de agosto deste ano, com a primeira reunião dos Grupos de Trabalho, que contará com representantes de cada uma das instituições envolvidas. O acordo tem duração inicial de 48 meses, com possibilidade de prorrogação.
COPYRIGHT 2019 - GODINHO, BARBOSA & BREGUNCI SOCIEDADE DE ADVOGADOS | Politica de privacidade
DESIGN BY Aldabra criação de website